terça-feira, 27 de agosto de 2013

VOCÊ SABE?

A vida comum, regrada, dentro da lei, tem suas vantagens, e a maior delas é o conforto. E o prazer, para aqueles que conhecem os meios da sua fruição. Posso passar a vida seguindo essa linha reta, sem solavancos, sem abismos e penhascos, um caminho de delicadas colinas e inclinações suaves, rumo ao fim!
Eu não arrisco nada fora do riscado, não me levanto contra as opressões, não me revolto contra os pequenos ditadores que encarceram minha vida. E aqueles que arriscam sair desse riscado, evadir-se do leito confortável desse rio de águas mornas, aqueles são os temerários aventureiros que temo, que julgo e condeno. Mas no fundo sei que eles sabem coisas que eu não sei.

Tem coisas que o cego sabe que eu não sei. Tem coisas que o velho sabe que eu não sei. Tem coisas que o surdo sabe que eu não sei. Tem coisas que o aleijado sabe que eu não sei. Tem coisas que o cubano sabe que eu não sei. Tem coisas que o drogado sabe que eu não sei. Tem coisas que a mãe solteira sabe que eu não sei. Tem coisas que o índio sabe que eu não sei. Tem coisas que o pirata sabe que eu não sei. Tem coisas que o pecador sabe que eu não sei. Tem coisas que o favelado sabe que eu não sei. Tem coisas que o homossexual sabe que eu não sei. Tem coisas que a prostituta sabe que eu não sei. Tem coisas que o animal silvestre sabe que eu não sei. Tem coisas que o aluno reprovado sabe que eu não sei. Tem coisas que o aluno negro sabe que eu não sei. Tem coisas que condenado à morte sabe que eu não sei. Tem coisas que o náufrago sabe que eu não sei. Mas todas as coisas que eu não sei, o Tempo sabe. E a sabedoria do Tempo é tamanha que até o futuro ele sabe, pois ele é a única coisa deste mundo que existe também no futuro. O Tempo não existe, é invenção humana, mas então, o que é mesmo que eu sei?

Nenhum comentário: