sábado, 21 de dezembro de 2013

POR QUE TEX NOS FASCINA?

Você já pensou por que gosta de ler os gibis do Tex? Qual será o segredo do sucesso desse “ranger” do Velho Oeste norte-americano? Tex Willer deve ser uma das revistas mais vendidas de todos os tempos, há várias décadas. São histórias bem tecidas, criativas e surpreendentes. Além das correrias pelos desertos do Arizona à caça de traficantes de armas e ladrões de gado, Tex enfrenta inimigos super-sofisticados. Numa de suas primeiras aventuras ele caça um alienígena que usa guerreiros apaches para minerar urânio. Noutra, entra com seu cunhado Jack Tigre num buraco no meio do deserto e lá eles encontram uma caverna gigante onde se desenvolve uma civilização tiranizada por um rei malvado. Outro atrativo irresistível do gibi é o grande número de excelentes desenhistas, que rabiscam os quadrinhos sem nenhum propósito de imitar uns aos outros. Mas não é somente por isso que gostamos de Tex, e que continuaremos lendo-o mesmo depois que um soberbo letrado disser que é uma leitura infantil. Gostamos dele não somente porque soca, prende e mata bandidos. Tex não é um educado homem da lei. É violento e impiedoso. Mas acima de tudo ele é um justiceiro. Também soca, prende e mata capitães, generais, xerifes, donos de ferrovias, prefeitos e outras altas autoridades. Realiza nosso sonho de justiça, levando para “sete palmos” ou para trás das grades todo aquele bando de gente fina que manda na cidade, no estado e no país, e que torra sem culpas e sem arrependimento o dinheiro subtraído do povo, ou que explora os mais fracos sob as mais diversas formas.

NOTAS
1 - Espero ter a oportunidade de ver pelo menos um número do Tex desenhado pelo meu amigo Carlos Magno, que já fez várias revistas da Marvel.
2 - Este texto é minha homenagem de Natal ao meu amigo Adelar Miecoanski, o maior roqueiro do Brasil e o maior colecionador de Tex das Américas.

Nenhum comentário: