quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CARETAS DA CAPA

Revistas ruins publicam fotografias feias de seus desafetos políticos e imagens bem produzidas dos políticos que as patrocinam. Essa estratégia é antiga e deveria ser banida do jornalismo mundial, pois evidencia a indesejável e injusta parcialidade. Mas pior que tudo: ela esconde a verdade.
Analise todas as fotografias de políticos publicados pela revista Veja e note com que persistência ela utiliza fotos de Lula e Dilma fazendo caretas, enquanto Aécio, Serra, Alckmin e FHC sempre estão em poses angelicais. Você acha que essas imagens retratam a realidade? Lula e Dilma são naturalmente maus, incapazes de fazer uma expressão terna, delicada, ou ao menos neutra? E os outros, nunca fazem caretas?
Mesmo quando navegamos em águas calmas e salubres, no decorrer do dia fazemos centenas de expressões que ficariam muito feias numa capa de revista. Ao fotógrafo só resta aguardar o instante para abrir o obturador. Deve ser uma delícia chegar na redação gritando: — Veja, chefe, quantas caretas da Dilma capturei hoje!
Os fotógrafos da Veja que cobrem eventos do governo mantêm o dedo pronto para clicar o menor sinal de contrariedade no rosto da presidente. Mas quando há matéria de capa sobre os políticos do PSDB, tem salão, maquiagem, unhas, pankake — se necessário um pouco de ruge e batom, por que não? — e sessão de foto em estúdio.

Revistas como a Veja estão certas em manter a estratégia. A grande maioria de seus leitores ainda acredita em contos de fadas, como acredita nas imagens das capas. Infelizmente para a revista, pouca gente lê suas matérias!

Nenhum comentário: