domingo, 12 de maio de 2013

O IRATIENSE QUE VENCEU PIMENTEL, MATTOS LEÃO E ANÍBAL KHOURY

Anos após deixar a vida pública, em 1993 João Mansur — ex-prefeito de Irati e ex-presidente da Assembléia Legislativa do Paraná — voltou ao noticiário estadual ao enfrentar a tiros dois assaltantes que arrombaram seu apartamento, em Curitiba, levando-os a óbito.
Esse espírito aguerrido de Mansur vinha de longe. Em 1967 ele derrotou, com uma só tacada, três pilares da política paranaenses. O governador Paulo Pimentel apoiava João de Mattos Leão e Aníbal Khoury como candidatos a presidente e secretário da Assembléia Legislativa, respectivamente. Mansur, filiado à Arena, associou-se a um grupo dissidente do MDB para pleitear a presidência da casa. Na véspera da eleição, Pimentel viajou ao Rio de Janeiro, enquanto Mansur se movimentava nos bastidores. “Naquela noite eu estava jogando baralho na casa de um amigo, nos fundos do Cemitério Municipal (de Curitiba)”, afirmou em entrevista à TV Exclusiva, em 1997. “Foi quando chegaram os deputados Erondy Silvério e outros para confirmar o acordo com o MDB”.
No dia seguinte Pimentel chamou Mansur ao palácio para saber se ele era candidato. O deputado negou. Voltei para a Assembléia. Quando entrei, estava toda a imprensa entrevistando o deputado João de Mattos Leão. Ninguém tomou conhecimento da minha existência. Pensei, estou perdido hoje aqui. Me sentei, começou a votação, deu o resultado e ganhei a eleição e assumi imediatamente. O Aníbal Khoury levantou questão de ordem pedindo que se suspendesse a sessão, mas o pedido foi rejeitado. Mansur recebeu 37 votos da Arena e oito do MDB.
Candidato ao Senado em 1974, João Mansur perdeu para o emedebista Leite Chaves, num pleito em que o MDB surpreendeu em todo o Brasil, fazendo grande número de senadores.

João Mansur mantinha um escritório em Curitiba, no Alto da XV, junto ao posto de combustível do irmão Antenor, onde recebia amigos e colegas da política. As paredes do escritório estavam repletas de diplomas de cidadão honorário de dezenas de cidades do Paraná. Os municípios de Grandes Rios, Pinhão e Inácio Martins foram criados por ele.

Nenhum comentário: