sábado, 11 de maio de 2013

TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU (3ª PARTE)


TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU (3ª PARTE)
O ano de 1984 viu renascer o desejo de liberdade do Oeste paranaense. Empresários, entidades públicas e movimentos sociais voltaram a reivindicar o desmembramento do Território do Iguaçu. Em Cascavel, além de Edi Siliprandi, atuavam Antonio Linares Filho, Nelson Fagundes, Terezinha Depubez, Pedro Perez de Lima e outros. Foram criadas mais de 150 sedes da Associação dos Amigos do Iguaçu, em 50 cidades do Paraná e Santa Catarina.
Em 1987 o deputado David Cheregatte encaminhou um projeto solicitando o apoio da Assembléia Legislativa do Paraná ao movimento de emancipação. Os demais deputados não demonstraram interesse pela matéria.
Conforme Siliprandi, a emancipação se justificava por abranger uma população de três milhões de habitantes em 90 municípios do Paraná e 50 de Santa Catarina, numa área de 65 mil quilômetros quadrados, com uma receita superior a 15 estados brasileiros e a maior renda per capita do país. Uma avaliação técnica demonstrando essas condições havia sido realizado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, a pedido da Sodei. O estudo foi distribuído aos congressistas da Assembléia Nacional Constituinte, de 1988.
Na ocasião, um grande grupo organizado do Oeste, com o apoio da Associação Comercial e da OAB de Cascavel, invadiu as ruas de Brasília, mostrando faixas e bandeiras, levando 82 mil assinaturas solicitando ao Congresso Nacional a emancipação. A iniciativa era prestigiada pelos deputados Jacy Scanagatta, de Cascavel, Dilceu Sperafico, representante de Foz do Iguaçu, e Nilso Sguarezzi, de Pato Branco. Líderes catarinenses também estavam empenhados, como os deputados Nadir Guardini, Heitor Pasqualoto e Antonio Picheti. O senador José Richa e os deputados Euclides Scalco e Mauricio Fruet recusaram-se a assinar o documento. O desfecho ocorreu quando Guarezzi retirou o assunto de pauta. A matéria não foi sequer votada pelos deputados. Duka cita mais um grande volume de conhecidos políticos que lutaram contra a realização do plebiscito, chamando-os de traidores do povo que os elegera.

Em 1991 o movimento ganhou força com a eleição de Edi Siliprandi à Câmara Federal. Contando com o apoio de inúmeras lideranças de cidades vizinhas, sob o slogan Seu Voto Vale um Estado, ele alcançou uma votação expressiva. Chegou a lançar uma cartilha ilustrada, explicativa da importância da emancipação, uma das publicações mais bem elaboradas já vistas numa campanha política de nível nacional. Segundo o candidato, de cada três reses abatidas, uma vai para o ICMS, para o tesouro do Paraná. Ou seja, levam um boi e nos devolvem um bife.
Na mesma época, em Pato Branco o prefeito Clovis Santo Padoan organizava uma comissão para tratar do assunto. Foram realizadas reuniões em 80 municípios, num período de 14 meses, com o apoio de dezenas de cidadãos.
Após a realização de pesquisas mostrando o desejo popular no Oeste, a imprensa nacional passou a manifestar-se favorável à criação do novo território. E Siliprandi foi escolhido membro da Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, que nessa época estudava vários projetos que previam a criação de estados independentes, entre eles o da Guanabara.
Em Cascavel o movimento denominava-se Amiguaçu, organizado por Pedro Maria Martendal de Araújo, sob a presidência de Valmor Lemainski.
Em 16 de junho de 1992 a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de decreto legislativo nº 141/91, que asseguraria a realização de um plebiscito visando a criação do território do Iguaçu. Prefeitos de 30 municípios do Sudoeste paranaense enviaram carta ao Congresso, através do deputado, solicitando a assinatura do decreto.
Contra-atacando, jornais paranistas e catarinenses passaram a zombar da iniciativa de Siliprandi, que a essa altura contava com o apoio de inúmeros deputados. Uma voz se levantou na Assembléia Legislativa do Paraná para repudiar a iniciativa oestina, lembrando que o direito de existência autônoma do Paraná no seio de uma federação livremente consentida, será firmado e sustentado em quaisquer circunstâncias e ante quaisquer riscos. Para isso conclamamos os senhores a que nos unamos num sagrado pacto, para proclamar como o índio Guairacá: esta terra tem dono! Palavras de Aníbal Khury, que nesse instante deflagrava o movimento Grito de alerta pró-unidade do Paraná. Segundo ele, o movimento de emancipação do Iguaçu era a mais grave ameaça para a integridade do estado.
No mesmo ano, Siliprandi participou de um debate a respeito do tema na cidade de União da Vitória, a convite da Associação Comercial daquela cidade. O evento foi dirigido por Khury, deputado representante da região. Sob uma platéia adversa — preparada por Khury, segundo Duka — que o recebeu com gritos de protesto, Siliprandi expôs seus argumentos também aos gritos.
Apesar de manobras em sentido contrário, a proposta de Siliprandi foi à votação. Entretanto, dos 280 congressistas que compareceram à sessão, somente 90 votaram sim. Em matéria de capa do jornal Gazeta do Povo, em 1o de abril de 1992, lia-se a manchete: O Paraná unido sepulta as manobras contra sua integridade territorial.

Durante suas campanhas em favor do Estado do Iguaçu, Edi sofreu três atentados, segundo seu assessor, Wilson Maejima. A herança de sua luta emancipacionista permanece em sua descendência. Qualquer sopro que ameace reacender a indelével chama do movimento emancipacionista causa alvoroço nos meios políticos das capitais paranaense e catarinense, que com esmero e competência continuam explorando as regiões ressentidas pela discriminação e abandono, pois para esses lados sempre coube muitíssimo bem o fisco famigerado e a polícia. (Edison Duka Siliprandi, 2000)
Em 1998 Heitor Angeli lançou o livro Crônicas do Oeste, onde reacende o velho debate. Trata-se de um manifesto da Comissão Supra-Partidária de Palmitos-SC, Pró-Criação do Estado do Iguaçu. Se depender deste e de outros defensores da emancipação do Oeste, a luta continua!
(Texto produzido para o livro "Cascavel, a Conquista do Oeste Paranaense", com lançamento previsto para 2014)

Nenhum comentário: