terça-feira, 21 de maio de 2013

RIDICULARIZE OS MONSTROS

Os produtores de filmes de terror e os criadores de monstro em geral pagaram propina para os psicólogos. Ou talvez seu discurso foi incisivo o bastante para a Turma do Freud engolir a besteira de que assistir a filmes de terror e ouvir histórias macabras ajuda na formação do caráter das crianças e jovens.
O cinema norte-americano coloca diante das crianças de cinco ou dez anos aquelas faces de seres irreais, monstruosas, terríveis. Pode-se dizer que isso é também criação humana. É verdade: criação de gente doente com o propósito de enriquecer os estúdios de Hollywood, tão somente isso. Causam traumas que não saberemos curar. Parece que tudo fica normal depois do filme, mas não. Eles ferem nossos filhos com suas paranóias, seus demônios. Não posso ver nisso nada de saudável. As coisas ruins deveriam ficar longe de nossos olhos, sim, o maior tempo possível. 
Ao contrário do que muitos pensam, uma planta não se alimenta da podridão. Ela se alimenta da terra, depois que a podridão foi consumida e transformada. Se queremos apresentar às crianjças os aspectos negativos e perversos da humanidade, será melhor elaborar o terror, o horror, antes de colocar diante de seus olhos. 
Você pode me dizer que tenho a prerrogativa de impedir meus filhos de ver filmes de terror. Mas eles visitam os amigos! Nunca temos o controle que gostaríamos, para dar a eles uma vida completamente saudável. E aqui e ali eles haverão de encontrar essa doença norte-americana chamada “filme de terror”.
A única forma de tirar essas porcarias da cabeça das crianças é ridicularizar os monstros e fantasmas. No instante em que você finaliza uma história em que essas tristes figuras são postas como seres ridículos, a criança se sente aliviada. Riu um bocado, está com os olhos molhados de lágrimas, e nessas lágrimas está todo o amargor daquela descoberta de que o mundo é satânico, maldoso, estranho, sinistro e cruel. Pois todos sabemos que o mundo em que vivemos é um paraíso, mesmo que algumas vezes tome as cores do inferno.

Nenhum comentário: